Boards USA – Japão – Reino Unido

 

USA • Andrea Vianna
Natural de Salvador, Bahia, residente desde 1990 na Flórida, é formada em Marketing/Adm. de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, tendo em seu currículo inúmeros Congressos e Seminários Estaduais, Nacionais e Internacionais. Foi Gerente de Marketing da TV Globo-Salvador e nos Estados Unidos participou da criação de alguns dos mais importantes eventos e veículos de comunicação brasileiros no país. É fundadora do Brazilian International Press Award.


USA • Anete Arslanian
Natural do Rio de Janeiro, é professora, formada em Letras pela Universidade Veiga de Almeida. Reside na Flórida à 17 anos. Em 1996 fundou o pograma de Português na Miami Beach Senior High School onde leciona desde então. Em 2007, Anete foi eleita “Teacher of the Year” – Professora do Ano, título de muito prestígio para os professores nos Estados Unidos. No Brasil, Anete foi Diretora-Adjunta do CIEP Agostinho Neto e lecionou desde o pré-escolar ao ensino médio. Anete é Cofundadora e Presidente da American Organization of Teachers of Portuguese, organização a qual promove o ensino da Língua Portuguesa nos Estados Unidos.


USA • Antônio Martins
Natural do Rio de Janeiro é empresário da área de comunicação e marketing, residente em Miami desde 1989. Atualmente comanda sua agência de publicidade ACM Productions, o site Acontece.com e a Acontece Magazine é também professor da cadeira de Comunicação e Mídia do Curso de Habilidades Empresariais ministradas no Broward Community College.


USA • Antonio Tozzi
Natural de São Paulo, é jornalista, residente na Flórida desde 1996. No Brasil, trabalhou no Grupo O Estado de S. Paulo e em outras publicações, além de ter atuado na área de Comunicação Social da Cia. de Cigarros Souza Cruz e ter sido gerente de imprensa da Burson Marsteller, conceituada empresa de Relações Públicas internacional. Nos EUA, foi editor das publicações Florida Review e AcheiUSA, e redator da CBS Telenotícias entre outras atividades. Tozzi é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros atuando nos Estados Unidos.


USA • Edilberto Mendes
Edilberto Luciano Mendes é natural de Corinto, Minas Gerais e vive nos EUA desde 1980, quando iniciou estudos na Universidade de Miami, transferindo em seguida para Nova York, onde vive até os dias de hoje. De formação acadêmica em jornalismo pela  Faculdades Integradas Alcântara Machado – São Paulo, hoje Universidade Anhembi, se auto intitula uma das vozes da comunidade brasileira nos EUA. Entre suas muitas iniciativas registra ser um dos mentores da criação Congresso de Comunicação da Mídia Comunitária, que acontece na Flórida e da criação da ABI- Inter. Dirige desde 1989, o Brazilian Day em York e é editor do The Brasilians desde 1987.


USA • Fernanda Cirino
Natural de Ribeirão Preto (SP), jornalista, residente na Flórida desde 1999. Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, exerce a função desde 1993. Começou a carreira de Comunicação, na rede de rádio Transamérica, como assistente de produção e promoções. Também gerenciou por 2 anos uma das emissoras de rádio da Rede Aleluia no estado de São Paulo. Desde 1999, é editora do jornal Gazeta Brazilian News, fundado em 1994, na Florida.


USA • Gene de Souza
Natural do Rio de Janeiro, produtor musical e radialista, esta radicado nos EUA desde de 1992. Depois de obter o diploma pela University of Richmond na Virginia, Gene veio para Miami aonde começou o premiado programa Café Brasil na 88.9FM Serious Jazz. Desde 2003 ele é Diretor da Rhythm Foundation, empresa que há 20 anos traz o melhor da música internacional para os EUA.


USA • Lineu Vitale
Natural de São Paulo, é empresário, formado em Administração de Empresas pela FAAP e com uma extensa trajetória como empresário de sucesso nas áreas de Educação (Escola de Idiomas INTERLÍNGUA) e Publicidade. No Brasil, realizou trabalhos publicitários, sempre como “free lance” desde 1978. Está nos Estados Unidos desde 1993 e fundou a primeira agência de publicidade brasileira dentro dos padrões profissionais atuais, a Vitale Advertising, entrando em seu décimo terceiro ano de atuação. Em 2005 fundou a Brazilian-American Advertising Associação -BAAA – entidade que deverá abrigar diversos segmentos do setor de comunicação.


USA • Maria do Carmo Fulfaro
Natural de São Paulo, é jornalista e produtora. Chegou nos EUA em 1991 como correspondente internacional da Rede Bandeirantes de TV, foi diretora da Luqui Television, produziu eventos de teatro e musica através da TV Maker e foi editora do programa Automundo da ESPN Latina. Atualmente atua na estrategia da Galeria Solange Rabello e trabalha no marketing do Broward Center for the Performing Arts. Reside em Weston.


USA • Rita Pierotti Glass
Natural de Campinas(SP), graduada em Paralegal; Realtor licenciada; experiência em administração de empresas de comunicação, e está radicada nos EUA desde 2001. Trabalhou por 5 anos na NET (Globo) junto a diretoria de operações e recursos humanos, e nos Estados Unidos, em veículos de comunicação e em promoção de significativos eventos culturais desde sua chegada. Expert em mídia brasileira nos Estados Unidos, Europa e Japão. Reside em Fort Lauderdale.


USA • Zigomar Vuelma
Zigomar Vuelma, gaúcho, reside na Florida há 26 anos, onde construiu sua familia. Casado com Fernanda Cirino, e pai de Allyssa Vuelma,  ele exerce o papel de um brasileiro envolvido com a cultura e crescimento da comunidade brasileira nos Estados Unidos. Hoje Zigomar é o Presidente da Confederação dos CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) nos Estados Unidos, presidente da ABI-Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), e também  publisher do semanário Gazeta Brazilian News, fundado em  1994.

JAPÃO • Prof. Angelo Ishi
Jornalista, sociólogo e professor, tem acompanhado a história dos brasileiros no Japão desde a sua chegada em abril de 1990. Angelo foi um dos autores do famoso relatório “Diretrizes sobre Políticas de Coexistência Multicultural”, do Ministério da Administração Japonês, que deu início ao boom de políticas amigáveis em relação aos estrangeiros nas províncias e cidades do Japão. É autor do livro “Burajiru o shiru tame no 55 shoo” (“Para conhecer o Brasil em 55 capítulos”), uma das maiores referências sobre o Brasil em língua japonesa. Em 2011, foi promovido a “kyooju” (topo da carreira acadêmica, equivalente a professor titular) em universidade japonesa.


JAPÃO • Arthur Muranaga
Natural de Belém do Pará e formado em Administração de Empresas pela Universidade da Amazônia, Muranaga faz parte de uma bem sucedida família de empreendedores liderada por seu legendário patriarca Yoshio Muranaga. Arthur está no Japão desde 1995 e atualmente ocupa o cargo de CEO do IPC World, o maior complexo de comunicação e mídia brasileira do exterior incluindo a filiada da TV Globo Internacional no Japão.


JAPÃO • Carlos Zaha
Natural de São Paulo, reside no Japão desde 1990. No Brasil gerenciou equipes de vendas da Golden Cross, atuou como diretor comercial da empresa Fibracar, acessórios automotivos. No Japão dirigiu empresas de contratação de caddies ( assistentes no campo de golfe ), onde teve contato com a técnica japonesa de tratamento a clientes de alto nível. A partir de 2003 dirige a Radio Phoenix www.radiophoenix.jp , que transmite musica, noticias do Brasil, Japão e gera entretenimento para a comunidade brasileira no Japão. Em 2008 fundou a ONG Brasil Fureai Kai que presta assistencia informativa para brasileiros no Japão e governos brasileiro e japones. A ONG Brasil Fureai Kai cadastrou 15 mil famílias entre 2008 e 1010. Carlos Zaha atua ativamente no Japão apontando para os maiores problemas da comunidade e opinando sobre soluções.


JAPÃO • Ewerthon Tobace
Formado em jornalismo, integrou equipes de jornais diários no Brasil, como a Gazeta do Povo (Curitiba-PR). No Japão desde 2001, hoje trabalha como editor-chefe da revista Alternativa (www.alternativa.co.jp), além de escrever para as principais revistas e sites do Brasil. Também faz produções para emissoras de tevê e é repórter da rádio NHK. Em 2010 foi um dos três finalistas do concurso Folha Memória, promovido pela Folha de S.Paulo, no qual escreveu um livro que resgata a história da mídia brasileira no Japão.


JAPÃO • Jhony Sasaki
Paulista de Santos, o produtor, apresentador e repórter, produziu diversos curtas metragens e video clips de bandas, shows e se tornou um dos mais elogiados animadores culturais brasileiros no Japão. Está radicado no Japão desde 1994. Em 2004 foi convidado pelo produtor Lyncoln Saito para integrar o elenco do IPC World, onde além de apresentar o programa Agenda +, envia reportagens para diversos programas da TV Globo. Desde de 2006 Jhony Sasaki apresenta o Brazilian Day Japan. É apresentador convidado da final nacional do “Talento Brasil”, nos Estados Unidos. Reside em Tokyo.


JAPÃO • Maria Shizuko Yoshida
Natural de São Paulo, psicóloga e educadora. Reside no Japão há 13 anos. No Brasil atuou na área de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, General Motors, Grupo Bung Born (SANBRA/Santista) e Grupo Pirelli, onde foi responsável pela área de Recursos Humanos da empresa responsável pela comercialização de pneus Pirelli. No Japão é diretora presidente do Instituto Educare, membro da diretoria da Associação Internacional da Província de Ibaraki e atual presidente da AEBJ – Associação das Escolas Brasileiras no Japão.


JAPÃO • Mário Makuda
Publicitário, natural de Bauru, SP, esta no Japão desde 1991, trabalhou em grandes empresas na comunidade brasileira dentre elas o International Press e Banco do Brasil, atualmente publica uma revista para a comunidade brasileira. Um lider comunitário e organizador de eventos culturais. Ocupa importantes cargos na comunidade, diretor da CCBJ – Camara de Comércio Brasileira no Japão com sede em Tokyo, Diretor da ACBO – Associação Comercial Brasileira de Oizumi, diretor da ACBG – Associação Cultural Brasileira de Gunma e diretor da Associação de turismo da cidade de Oizumi.


JAPÃO • Michie Afuso
Natural de São Paulo, residente em Yokohama-Japão há 20 anos, webmaster do primeiro site de brasileiros no Japão, a Braznet e vice-presidente da NPO ABC Japan. Faz parte da diretoria da Network Nacional de Brasileiros no Japão, a NNBJ e atua na atividade voluntária do Movimento Brasil Solidário, criado para ajudar as vítimas da tragédia causado pelo terremoto seguido de Tsunami, em Tohoku.


JAPÃO • Osvaldo Kawakami
Natural da cidade de Cornélio Procópio (PR), reside em Tóquio, Japão, há 10 anos. Formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Ingressou na Petrobras em 1979. É Gerente Geral do Escritório da Petrobras, em Tóquio, desde 2000. Preside a refinaria
Nansei Sekiyu, do Grupo Petrobras, localizada em Okinawa, Japão, desde 2008. É também presidente da Câmara de Comércio Brasileira no Japão há nove anos.


JAPÃO • Sueli Gushi
Natural de São Paulo, residente no Japão há 18 anos. Inicialmente vindo como dekassegui para trabalhar em fábrica, atualmente trabalha na área de música e intercâmbio cultural, e escreve em blog na internet sobre música e cultura brasileira (http://cantorasueligushi.blogspot.com). O blog atualmente tem uma média de 1.000 acessos por mês.

REINO UNIDO • Dra. Ana Souza
Natural de Caçapava-SP. Residente na Inglaterra desde 1997, Ana tem experiência com o ensino de inglês para falantes de outras línguas (ESOL), Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Língua de Herança (POLH). Essa experiência levou Ana a fundar a ABRIR, Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido, a qual apoia gratuitamente famílias, escolas e professores brasileiros na promoção da Língua Portuguesa. No momento trabalha como pesquisadora e professora visitante na Universidade de Londres, Goldsmiths, onde recebe apoio para coordenar o GEB (Grupo de Estudos sobre Brasileiros no Reino Unido).


REINO UNIDO • Prof. Else Vieira
Professora Catedrática de Estudos Brasileiros e Coordenadora de Português do Queen Mary College da Universidade de Londres, onde ela criou um Bacharelado em Português, um Cineclube de Língua Portuguesa que organiza diversos festivais com acesso gratuito para a preservação da língua entre os falantesda língua, e um grupo de estudos sobre gênero e sexualidade na imigração brasileira. Ela foi professora visitante das Universidades de Oxford (1999-2000) e Nottingham (2001-02). Ela co-dirige o projeto “Trabalho e Gênero na Imigração Brasileira”, patrocinado pelo CNPq, integrando as Universidades de Londres, Federal de Minas Gerais e de Juiz de Fora. Ela representou os falantes de português no mundo na UNESCO por ocasião do Ano Internacional da Língua Materna em 2010 e recebeu a premiação do Focus em 2011. Ela é primeira suplente do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior para a Europa.


REINO UNIDO • Kátia Nogueira Moraes Peixoto Fonseca
Natural de São Paulo, radicada em Londres desde 1999. Atriz e Professora de Arte & Drama formada em Artes Cênicas e Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalhou no projeto Taru como facilitadora de arte, é Professora, Coordenadora Pedagógica e membro do Comitê do Breacc (Brazilian Educational And Cultural Centre).


REINO UNIDO • Marcelo Fleury Mortimer
Natural de Belo Horizonte, advogado, jornalista, em Londres desde 2004. No Brasil trabalhou como diretor comercial da Café Globo S/A, da Bhering Produtos Alimentícios S/A, INCOGEL S/A e por último, como sócio da Lobato, Lucas & Fleury Advogados, além de escrever para jornais de Minas Gerais. Em Londres for diretor do Grupo Express Media International em seguida fundando seu próprio jornal semanal, o The Brazilian Post.


REINO UNIDO • Márcio Ceccareli
Natural de Campinas, jornalista formado pela PUC Campinas. Foi assessor de imprensa da Prefeitura de Louveira, trabalhou com a Rede Bom Dia de Jornais em Jundiaí e com a Grupo Bandeirantes de Comunicação em São Paulo. Atualmente é Editor do Jornal Brazilian News. Reside em Londres.


REINO UNIDO • Régis Querino
Editor-Chefe da Revista Real. Reside em Londres.


REINO UNIDO • Tânia Spittle
Com formação e experiência em jornalismo em rádio no Brasil. Trabalhando com jornalismo na Europa há cerca de dez anos, sendo nove anos como editora de revistas. Há mais de cinco anos trabalhando como Editora Executiva da Revista Brasil Etc.


REINO UNIDO • Vera Dantas Innes
Natural de São Paulo, advogada e qualificada no Brasil, em Portugal e na Inglaterra & País de Gales. Reside em Londres desde 1993 e é sócia de Noronha Advogados, um escritório de advocacia internacional de origem brasileira. Vera é Conselheira da Câmara de Comércio do Brasil na Grã-Bretanha e membro do Comitê de Recepção da Pinta Fair – uma feira de Arte Latino-Americana que se realiza todos os anos em Londres.


REINO UNIDO • Vicente Lou
Editor da Revista Leros

 

Os comentários estão encerrados.